segunda-feira, 22 de julho de 2013

Itália - Veneza

Saindo de Arkhangelsk fiz um stop básico para fazer uma visitinha à Rainha Beatrix da Holanda, em Amsterdam, mas fiquei sabendo que ela mora agora em Haia e NÃO ME AVISOU, fiquei muito xatiado com essa falta de atitude para com minha pessoa... e como fiquei muito bravo com esse abuso e na tristeza me joguei no Muffin Verde Feliz, eu não senti a presença da Fabi em Amsterdam... acho que o Muffin me fez acessar uma dimensão onde ela não se manifesta, pelo menos não dessa forma.

Então decidi sair da "Veneza do Norte" e ir até a Veneza de verdade, a própria mesmo, aquela que ninguém consegue copiar e tudo e tal.

A cidade que sempre quis conhecer, desde pequeno, já chorei por essa cidade na infância (pura carência ou ilusão porque, é... pois é néé....).

Ô POVO MAL EDUCADO!!! Pelas barbas do Rabino... Senhor, que eu NUNCA imaginaria tamanha arrogância, e olha que sou descendente de italianos (de varias partes) mas graças a bom Cheowáh, não de Venezianos (será?), bom não é minha intenção generalizar mas foi no hotel, na rua, o gondoleiro chefe, o gondoleiro mesmo (que foi mais desrespeitoso-irônico)... a única exceção foi o taxista (na volta, porque na ida ERGH), no aeroporto... tudo.

Por que será isso? Será excesso de turistas e os Venezianos já não aguentam mais?. Sei lah, vou parar de falar de pessoas e ir direto pro que interessa!!

Bom, no avião lá do alto, já deu pra ver o campanário de longe com um amontoado de tijolos e pedras numa cor misturada ao salmão e bege, de longe era isso mais ou menos que dava para ver e tudo no meio do mar, parece uma ilha sem terra, sem praia, sem arvores...

Pousei no aeroporto Marco Polo, e de lá fui para Marghera/Mestre, na verdade a cidade é Mestre mesmo, em terra firme porque não sou sobrinho da Narcisa para pagar diária dos hotéis no centro histórico de Veneza.

2,50 Euros de "taxa de turismo" para visitar Veneza pagos no hotel mesmo - um passeio de gôndola?? 80 Euros (20 minutos tá!) - AI DE VOCE SE TENTAR NEGOCIAR!!!

Marghera/Mestre é uma cidade bem gostosinha, super tranquila, com gente grossa e impaciente.... Normaaaale, ecco - normaaale BAAH.... Prédios de no máximo 5 andares, todos planejados, cada cruzamento uma rotatória com jardim, tudo muito limpinho e tranquilo, um toldo moderninho em cada sacada... dá pra se sentir em alguns bairros de São Paulo.

Comprei meu almoço num supermercadinho por perto do hotel, e... olha só chegou a hora de pegar o ônibus para Veneza!!

Conheço o caminho até hoje, o ponto de ônibus fica numa rua bem gostosa e tranquila, super silenciosa... curvas e ruas até chegar numa estrada, continuando... chego numa ponte, na entrada dessa ponte dois pilares de mármore carrara (deve ser) em cada lado com um leão segurando as tábuas da lei (10 mandamentos)... parece que todo símbolo veneziano me remete ao arlequim, ao circo, a fantasia, como na cena mitológica do filme Labirinto (David Bowie) onde o "Rei dos Duendes" hipnotiza a mocinha que está atrás do irmãozinho com aquelas bolas de cristal, já deu uma impressão logo entrando na ponte.

A ponte é uma estrada moderna, e o ônibus seguindo... mar mar mar mar... e lá longe se via o outro lado, aquele amontoado de entulhos salmão/bege com uma torre no meio ia tomando forma de casinhas, prédios e palacetes com suas janelas...

E lá estava, a cidade das águas, Rainha do Adriático, La Sereníssima... cidade de Vivaldi!!

UM CALOR!! AFFF...

Fui reconhecendo cada lugar... o terminal de ônibus logo do lado esquerdo uma ponte de pedestres moderna com vidros e luzes e nhénhénhé...

Veneza virou "parque temático", será?

Uma cidade de pedestres, tudo foi feito a pé e pudera... ir de carro (se desse), lancha, vaporetto pra que??? Ou você anda ou vai de gôndola, só que ir de gôndola é ridículo porque o preço que se paga pra navegar Veneza toda de gôndola vale um jantar no Fasano para 4 + 2x...

Realidade chamando:

#1 uma parede tombada pela UNESCO toooooooda pixada!!
#2 trozens of indianos por TODO O CANTO da cidade vendendo helicópteros com luzinhas de led arremessados com elástico, sabe... igualzinho na frente do C3 da Paulista???
#3 lixo nas ruelas e latinhas de cerveja largadas nas pontes...

Pois é, Veneza virou parque temático...

Até um certo momento, que (aí sim, o segredo de Veneza está aí!) entrando em becos, ruelinhas, subindo e descendo pontezinhas você se depara com um SILÊNCIO, não tinha uma viv'alma por lá!! Somente o som da água batendo nas paredes... ali eu senti o significado do apelido da cidade "La Sereníssima", porque é serena.

Neste momento, o chamado da Italianona que adora fazer Porpeta com Polenta, che mangia Lasagna... veio e me disse: BAAAAH, MARCA QUÁ PORCAMISERIA.... ANDA CAPEPOLENTA!!!






Depois desse momento inesquecível, eu continuei meu caminho, saí na Piazza San Marco... música judaica, cigana, argentina, tudo!! Numa cafeteria na praça ali perto, tinha muita gente mas o clima era outro, clima de festa, de alegria, gente feliz curtindo uma noite legal.

Voltando às ruas comi uma pizza, 2,90 euros a 3,40 euros uma pizza, nossa barato nééé? Pois é, achei caríssimo, já que a pizza lá é uma FOLHA fina de massa mole com molho de tomate ao ponto de sopa e um queijinho pra dar um gostinho só... a minha pizza eu comi inteira e tinha um buraconela até, saí com fome... tá doido.

Enfim, Veneza é linda, tem como sentir a serenidade da cidade, de vivenciar as mágicas do lugar mas em se tratando de serviços... melhor não falar nada.

Me perguntaram sobre cheiro mal, esgoto, essas coisas... não senti nada, a água do Gran Canale estava transparentinha, mas as dos canais mais estreitos eu não me arriscaria.

Sim eu andei de gôndola por 15 minutos e foi 70 Euros (mas isso não fui eu quem pagou então tá... ganhei...)

Quero voltar pra lá sim, mas com mais dinheiro no bolso, tempo para mim mesmo e liberdade de escolha para lugares especiais, um por do sol na Riva degli Schiavonni por exemplo é de deixar qualquer um maluco e evitar deixar essas coisas "humanas" tomarem conta...

Vi que não era mais um "parque temático" quando descobri um verdadeiro supermercado, bem de cidade mesmo em alguma ilha no meio da cidade rsrsr, acho que era de alguma rede conhecida, mas não lembro...

Isso aí!! Veneza... :-)

terça-feira, 9 de abril de 2013

Russia - Arkhangelsk

Em São Petersburgo fiquei alguns dias, mas como eu me assustei com a petulââância de certas estátuas que se mexiam (me disseram que esses seres são Seres Humanos por lá) dentro da Igreja do Sangue Derramado de Jesus, resolvi pegar um avião da Rossiya Airlines para Arkhangelsk.

Vocês perceberam a gravidade da situação? Sim, eu peguei um vôo da Rossiya Airlines... me senti subindo no último avião da minha vida pela última escada que subi na vida... aliás, o último assento que sentei na minha vida... tudo me pareceu ser o último. O avião era pequeno, alguns bancos pareciam estar soltos, quando ligaram aquele aparelho que voa tudo tremeu!!! Então eu deixei a "vibe" da emoção falar mais alto e pensei comigo mesmo: "TÁ NO INFERNO ABRAÇA O CAPETA" e bora ser feliz!!!! :D

Chessus, aquilo tremia e eu... morri de rir!

Bom, ehm... Arkhangelsk, me perguntam todos, mas que raio é isso? É uma cidade pequena, mas de uma certa importância no noroeste da Sibéria, ainda parte europeia da Rússia, beirando o Mar Branco. A Cidade é basicamente feita de madeira, as madeireiras foram umas das mais importantes atividades da cidade. Lá é uma cidade de Permafrost, que é quando o solo (terra) é congelado permanentemente, algumas regiões do Oblast de Arkhangelsk é permafrost e outras não. Arkhangelsk tem apenas um prédio com 15 andares, o resto é tudo predio pequeno ou casas de madeira, e essas casas estão TORTAS, acreditem... me senti na cidade das casas abandonadas de madeira.

Relmente eu estava LONGE, muito longe de tudo e de todos, fui então para um museu de arquitetura em madeira a céu aberto, o maior da Rússia! Chamado Malye Karely, e é um lugar MUITO LINDO!!

As vovós russas, bem da sibéria com seus dentes de ouro, sorriam e falavam em russo e eu não entendia nada, mas conseguia perceber o sorriso em receber um brasileiro (que sei lá se brasileiros já foram pra lá ou não.. não sei). Os prédios de madeira são lindos, e as árvores já deixaram cair suas folhas amareladas...

Antes de eu ir para o banheiro (que também era meio "céu aberto" mas tinha teto, ergh me senti na idade média) um certo ciúmes apareceu no ar, por causa das velhinhas fofas falando um russo apertadinho feliz... me cutucando... e DE NOVO a Fabi linda, toda "Arkhangelskaya" com suas saias coloridas, com os babaaados dançando e girando, disse pra mim: "MARKA!!" e eu marquei rsrsr :)





Sintam se Felizes porque Arkhangelsk é bem mais receptiva que St Petersburg... são todos uns FOFOS!

Neste post de Arkhangelsk eu vou deixar dois vídeos...

O Primeiro é o que está acima e o outro logo abaixo, de quando eu voltei de Malye Karely e uma certa música tocou no rádio, prestem muita atenção em qual música era!!!



Pode rir, e acreditem não é montagem não!!!! Agora vejam ONDE fica Arkhangelsk:









 

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Rússia - São Petersburgo

Agora é momento "oriente", "ex União Soviética", "Mãe Rússia"...

Tá, senta lá Cláudia!!!!

Pensei eu que estaria entrando num país absurdamente incrível, só que não.

Primeira coisa que me aconteceu, o aviso para guardar minha pulserinha com as cores do Arco-Íris e muita, mas muita discrição, já que expor qualquer forma de homoafetividade pode resultar em altas multas ou até mesmo a cadeia.

Chegando no aeroporto, consegui pegar as malas e chegou a hora da imigração. Me senti realmente na União Soviética, uma mulher com cap e uniforme do exército olhou pra mim e falou "PASPORT" e eu mostrei o passaporte e o papelzinho da imigração entregue no avião, ficou olhando e de repente eu escuto na outra cabininha, uma outra mulher LOUCA IMBECIL gritando: "KAVA!! KAAAVAAA!!!!!!" e o pobre coitado, brasileiro também que não tinha a mínima idéia do que estava acontecendo, a milica louca queria que ele tirasse a capa do passaporte. Mas deu tudo ok, saí da imigração como se eu estivesse saindo de um interrogatório comunista.

Mas ok, deixando esses pormenores de lado estava na Rússia!! Ai que legal, um país cheio de história, na cidade de Catarina a Grande!! EBAAAA!!

Peguei o taxi para o hotel, e o motorista era um Cigano do Azerbaijão e falou da cidade de Baku, uma cidade de primeiro mundo onde todos são riquíssimos, que tem muito petróleo (ahãn, quem sou eu pra discordar?! Mas não acreditei, afinal, o que ele estava fazendo na Rússia então?) e falava e falava, tudo em Russo e eu não entendia quase nada, e eu falando do Brasil, São Paulo... nananana... um amigão... só que não!!

Chegando no hotel: 4000 rublos, num taximetro "made in china"... 4000 rublos dá uns 100 euros. E eu chamava a polícia? Mas a polícia pode pegar meu passaporte, e mandar eu comprar eletrodomésticos na loja pra devolver depois. Já que eu ouvi que isso acontece!! E eu ia me meter a besta com um Azerbaijano que nunca vi na vida, grandalhão com olho de vidro???

Bem Vindo a Rússia!!

Chegando no hotel, cade elevador? Não tinha... mas beleza, eu estava na Rússia!! :D AI QUE LEGAAAAL, um país que foi um império incrível, com czares que mandava destruir vilarejos judaicos... eehm... bom, não era tão bom assim né, mas ainda assim, era a Rússia! A Mãe Rússia!

Saindo pra passear pelas ruas de São Petersburgo, abordei uma russa toda fofa e perguntei em ingles, onde... e ela me interrompeu dizendo:

"К сожалению, я не изучал английский язык в школе, как в детстве вы знаете, моя мать сказала, что английский язык был языком ада ..." Então eu decidi usar meus 10% de russo que aprendi de curioso carente... e até que ajudou bastante, eu perguntava em russo onde tem um restaurante armênio? E a resposta pode ocupar cinco linhas desse blog então nem vou falar, considere algo parecido acima...

Não se fala Inglês em São Petersburgo... nem mesmo no museu Hermitage que é uma rede de museus internacionais, ninguém fala ingles, nin-guem! Até chegar a hora de querer ir pro banheiro e foi uma catástrofe tragicômica, eu ria e a mulher que era uma FOFA também ria muito, porque ela era paciente e se esforçou pra me ajudar, mas demorou mais de 20 minutos pra eu entender onde ficava o TUALET.

Eu comecei a rezar, até "rezei" na Catedral do Sangue Derramado (drama), catedral da Ortodoxia Russa, uma religão linda esteticamente e musicalmente (mas meio burra). Muito agradável, menos o fato de que não há bancos, não se senta, pelo menos na catedral não se senta!! Velhos e novos em pé, as vezes se ajoelhavam e levantavam... os padres entravam e saíam de uma sala fechada, e o coral era absurdamente LINDO! LINDO PRA KCT!

A cidade tem um ar parisiense, mais limpa que São Paulo, a cidade é grande e cheguei a passar num parque com canais, São Petersburgo tem seu charme. Tudo parece que foi feito para ser lindo, e muitos canais pela cidade.

Eu como bom descendente de judeus, passei o Ano Novo judaico (Rosh HaShannah) na Sinagoga do Coral Judaico de São Petersburgo, e eu CONSEGUI ME COMUNICAAAAR!!! Lá eles falam Hebraico e Inglês, EEBAAAAA!!! COMO É BOM FALAR E SER ENTENDIDO!!! EU AMO MINHA VIDA!

Uma família de Liverpool me convidou pra jantar no apartamento deles! Foi um momento incrível, foi lindo, conversamos... me senti em casa, 100% em casa!! Ouvi o Shofar e lavei minha alma!

Mas tem algo que eu gostei em São Petersburgo além da beleza da cidade, de poder visualizar, sentir e vivenciar um povo com um conflito de gerações absurdo. Pessoas com mais de 50 anos com um olhar completamente diferente dos jovens de 20 e poucos anos... Roqueiros, modernosos, cheios de marcas, Armani, Dior, Dolce & Gabana... enquanto as senhoras com dentes de ouro espalhados na boca, lenços nos cabelos, saiões e olhares perdidos.

Muitos militares caminhando pelas ruas, um certo ar de União Soviética ainda perdura pela cidade.

Num determinado momento, eu me interagi mais com esse povo mais jovem ouvindo um som muito, muito gostoso, uma banda de rua tocando uma música incrível e veio uma Hippie meio doida com um certo sotaque russo falando nhénhénhénhé, etanhêvazmojna, výnheponimaiesh?? Eu olho para os lados e não vejo ninguém e ela continuava, "ETA FABIPREM, NIEZNAIESH??? NHENHENHE"

Eu falei pra Fabi: "Muié, vásekatá, vai fazer a Russa agora é? Fala comigo em língua entendível!" e a Fabi: "marcaê logo e calaboca, quero ouvir o som!" ... pois é, ela encarnou a soviética!

Agora sem zoar os Russos, realmente ou é 8 ou 80, não tem meio termo. São pessoas muito bonitas, e muito chiques!! Pelo menos naquela região da Nevsky Prospiekt (Avenida Nevsky), todos tentaram o melhor para se comunicarem, são fofos!! Boa gente... mas um pouco estranhas.

Mas é um dos piores governos que existem, esconder a sexualidade para não pegar cadeia é no mínimo assustador.

Agora é a hora da Fabi hippie-chic soviética arrazar!! :) DO SVIDANIA!










quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Dinamarca - Copenhagen

Depois de tantas coisas incríveis na terra mágica da Groenlândia, voltei pra Islândia e fiquei lá por mais uns dias, outra terra mágica absurdamente fora de série, fui para um outro lugar. E como teve parada em Copenhagen deu pra dar uma voltinha por algumas horas.

Já no aeroporto percebi que estava no paraíso... quem me conhece me entende!!

Foi a primeira cidade cosmopolita da viagem, vi trânsito, prédios pixados, gente andando com rapidez, poluição hahah. Mas nada comparado com São Paulo que é dez vezes mais "potente" hehe.

Desci do metrô, qua saía direto do aeroporto, no centro da cidade. A sensação foi como descrevi, uma cidade muito movimentada mas européia, os prédios são antigos, arquitetura meio escandinava - meio alemã.

A Dinamarca é um país escandinavo mas é o mais "continental" deles, faz fronteira com a Alemanha e tem castelos mais pomposos e grandes, como no resto da Europa.

O clima estava levemente frio e chovia, estava nublado, mas não tive medo não!! Caminhei por umas ruazinhas de pedras, bem antiguinhas. Depois de caminhar bastante, eu me deparei com uma praça e uma catedral, em forma de cúpula. Entrei e me senti bem lá dentro, tinha um órgão antigo, algumas pessoas rezando e era bem silencioso.

Saindo de lá, fui reparando que algumas pessoas não respeitavam a placa de "proibido estacionar"... mas para bicicletas. No muro do prédio, onde não se podia estacionar, havia uma montanha de bicicletas! As pessoas são conscientes do uso da magrela, e o mesmo número de carros que eu via, o mesmo para bicicletas, ciclistas de terno e gravatas, com cadeirinha de bebê, com cestas bem grandes para compras, rippies ciclistas... todos os tipos!

Visitei a antiga area portuaria com casinhas tombadas pelo patrimônio histórico da UNESCO, e aos poucos sentia a Fabi Lurileehyyyy de trancinhas e roupas floridas dizendo: "amiguinho, é por aqui"...

No caminho misterioso senti fome e fui num restaurante típico da Dinamarca, comi um prato caro (10 Euros) mas tinha duas torradinhas, uma carininha de carneiro (piquininiiiiiinho) e umas verdurinhas. Podia por mostarda e tudo e talz, e pra piorar vc não escolhe a carne, eles decidem entre carneiro, peixe ou carne de vaca e NAO RECLAMA se não a cara azeda NHEEEEHNNNN NAO GOSTEI DE VC aparece! Hmmmpf... (era de se esperar vah). Me enchi os pacová e fui num restaurante italiano, comi bem, paguei pouco e pronto!! BAAH...

Chovia pingos de hobbits alegres e tudo estava enxarcado, afe... uóh! Então a Fabi disse: "vc só pensa em comeeeeer, vai... levanta aí, paga e vamos!!"

Do nada, lembrei de um vídeo sobre uma torre que foi um antigo observatório astronômico, uma torre que não tem escadas. Soube dessa torre quando fui para o Planetário em 2000 e ... acho que foi em 2008 será?!...

E sem saber o caminho, mas guiado pelo espírito polilocalizado de Fabi Lurileehyyy de trancinhas chispita loira me deparei com a própria TORRE! :D

25 Krone (dá uns 10 Euros?! não sei, não lembro) pra subir... e tava VAZIOOOO, uhuuulll...

Dentro dela você vai mudando a dimensão e foi aí que as coisas aconteceram.

No primeiro andar eu notei que tinha uma catedral anexada à torre, com uma porta de vidro, ao por o ouvido na porta escutei a Toccata e Fuga em Ré Menor de Bach, que eu sempre gostei de tocar no piano. Isso mexeu muito comigo porque esse som, de órgão e essa música, me elevam!

Rodopiando mais um pouco, no segundo andar, descobri que a torre era mesmo uma torre de astronomia e que Galileu Galilei usou esta torre. Instrumentos antigos, livros de astronomia de mais de 300 anos e no fundo desde pequeno museu, instrumentos grande de observação de uma época que eu não sei até hoje rs.

Continuando mais alto, ufa já estava meio estafadinho, encontrei a lojinha de souvenirs e também um museu de arte moderna. Quadros modernos, design escandinavo... a parede era branca, as janelas modernizadas, um ambiente totalmente fora daquele em que eu estava. Me senti feliz!!

E enquanto isso, a energia da Fabi me fez uma surpresinha... subi até o final da torre, e tinha uma portinha. Entrei nessa portinha e uma escadinha em caracol, pouquíssima luz tinha, saí numa salinha muito pequena e tinha uma porta aberta...

Quando saí pela porta... além do tempo super aberto (surpresa) vejam só o que eu visualizei!!!

Ai ai, essa Fabi é muito espertinha!!!!!



quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Groenlândia - Qassiarsuk

Alguns dias na Islândia e já sinto saudade desde o primeiro dia que deixei a ilha.

Mas enfim, estou numa tal de "Terra Verde" e que de fato, pelo menos na área que fiquei, era sim... verdinha da silva.

Um pouco da língua dos nativos (só pra saber a nhaka que é...):
Ajoqutip suussusianik aalajangiineq = diagnóstico.
Allakkanut nakkartitsisarfik = caixa de correio.
Aalajangeqqitassanngortitsineq = amável.
Aalisagaqartitsiuaannarnissaq = preservacao de peixe.
Eqqaasitsissuteqarnerup ullua = lembrete
Eqqarsaatigilluagaanngitsoq = irracional
Eqqarsartaatsikkut peqqissuutitsiniarluni napparsimanaveersaartitsineq = saude mental.
Erinarsornermi uteqattaartagaq = refrão
Erniat naatsorneqarneqarnerinut ulluliineq = valor
Erniinnannguaqerngiinnannguaq = "já já" ou "logo aí".

A língua não teve muitas alterações, já que o Dinamarquês também é língua oficial e todos aprendem nas escolas, então algumas coisas não tem nome específico... açúcar é algo como "aquilo que se parece areia" ou baía, "aquilo que se parece lago", por isso esses palavrões que até eu não consigo falar!!

Enfim... Pousei num aeroporto menor que o meu quarteirão, num assentamento/cidade que se chama Narsarsuaq. O dia estava nubladão, chuva leve e estava friozinho (esperava mais frio...), conheci o local que fiquei hospedado, saindo do aeroporto 2km a esquerda...

O pessoal do Blue Ice, uma pousada que presta serviços de guia e passeios pela região, me levou até o hostel de carro. Porém todos os 4 dias que lá fiquei tive que fazer tudo a pé. Quando alguém do Blue Ice me via, ofereciam carona.

Sim, o café da manhã era no restaurante do hotel, que ficava no outro lado da micro-cidade... uns 4,5Km a pé. Era uma boa caminhada diária, era legal e me senti num acampamento de férias.

O povo é muito legal, são pessoas extremamente carinhosas, bondosas, pacientes, atenciosas e amigas. Bastava um olá e vinha um sorrisão incrível, são todos meio gordinhos e fofos, com pele levemente escura e olhos puxadinhos. Uma aparência oriental mas com pele mais escura, são os Inuits, habitantes nativos da Groenlândia. Nunca mais vou esquecer esse pessoal...

Depois de ver praias com pequenos icebergs, ter feito uma caminhada pela Blomsterdal (vale das flores) até a Geleira de Narsarsuaq, uns 16Km com subida de monte (300m ida e 300m volta) - e ter quase cuspido o coração fora e invertido o pulmão de estafa - e outras coisas como conhecer o mercadinho, ver o pula-pula (diversão MASTER BLASTER MEGA UPPPERRR!!! da criançada), entre outras coisinhas como uma Aurora Boreal com 2 (duuuuas) estrelas cadentes na mesma noite, pois é foi em Narsarsuaq que o céu TREMEU, mas foi na vila de Qassiarsuk que o CHÃO tremeu.

Esta vila nada mais é do que o primeiro assentamento dos Vikkings na Groenlândia. Erik o Vermelho, pai de Leif Erikson, foi o primeiro a chegar nessas terras e lá se instalou. As homenagens são dedicadas aos dois, porém a maior estátua é do Leif Erikson, afinal foi ele que se converteu ao cristianismo (e não o seu pai, que foi o verdadeiro cabra maaacho)... mas não desmerecendo nenhum dos dois, são pai e filho enfim...

Aquela terra expira vibrações fortíssimas de energia, a Groenlândia é a terra mais antiga do mundo, suas rochas conservam bilhões de anos e guarda uma incontável gama de experiências.

Conheci em Qassiarsuk a pequena igrejinha, uma ruína vikking e a casa do Erik o Vermelho, como é uma casa feita de terra batida e o telhado de turfa, posso dizer que é a mesma, não mudou nada, foi apenas conservada. Também vi gravações rúnicas muito especiais.

E é óbvio, como essa Fabi não me deixa dormir, fica cantando a música do elefantinho toda hora, ela apareceu bem no pé da maior estátua do Leif Eriksson, cara bonitão... e lá fiz a marcação da mais fofa de todas as loiras/ruivas do mundo!

Olha só no que deu!!!

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Islândia - Blue Lagoon

Depois de ter voltado de Jökulsárlón e ter passeado por Reykjavík, decidi aproveitar mais um dia com o carro e dar uma voltinha pelo Blue Lagoon (Lagoa Azul).

A Lagora Azul é uma das maravilhas da Islândia mas não, não é natural. Na verdade é e não é...

A Islândia por ser uma ilha vulcânica, tem em seu subsolo uma verdadeira sopa de lava e componentes químicos como o enxofre por exemplo. E algum gênio resolveu transformar esse poder em energia.

Então foi criada uma Usina Geotérmica na região de Grindavík (sudoeste da ilha, perto de Keflavík) e por conta dessa usina, que gera energia pelo vapor de água natural, uma boa parte de água com sílica teve que ser retirada. E esta água foi colocada artificialmente numa grande espaço, e aí foi formado o Blue Lagoon.

A água é natural, a sílica também, porém o calor da água e sua localização é artificial.

De qualquer forma, é uma verdadeira maravilha!!!

Antes de entrar devemos tomar um banho e vestir a roupa de banho e roupão... saindo do SPA fiquei do lado de fora, sem climatização comecei a tremer (tinha acabado de chover, e não é no Brasil, é na ISLÂNDIA!!!)

O frio era de rachar o corpo em dois, meus pés descalços pareciam sendo perfurados pelo gelado do deck de madeira molhada... mas quando eu entrei nessa lagoa, foi uma experiência fora de qualquer padrão.

Alívio, esperança é a última que morre (kkk), abraço, aconchego... uma sensação de quase morte numa água viva e pulsante!

Depois de ter tomado uma espécie de raspadinha gelada, acho que era framboesa, fui para o outro lado da lagoa e passei um creme que eles servem gratuitamente no rosto, um creme com base de sílica e super agradável.

Depois fui para o meio da lagoa e no meio daquele vapor todo, só conseguia ver cabeças seguindo direções aleatórias, então pensei: "todos nós fomos abduzidos, estamos numa banheira de contenção humana no planeta X, na galáxia Y procurando um portal dimensional para casa"

Eu apenas queria ficar o dia inteiro lá dentro, mas infelizmente fiquei apenas 20 minutos.

Saindo desta dimensão de total êxtase e relaxamento, me senti como saindo do útero de minha mãe, FRIO DO MAAAAL!!!! Corri pro meu roupão, e fui pra dentro do SPA que estava climatizado, claro.

Fora do SPA, já agasalhado, pude caminhar ao redor da lagoa, contemplando esta imagem alienígena de rochas pretas e água leitosa sobre um solo branco submerso (por causa da sílica). E neste momento apareceu a Fabi, vestindo uma túnica branca, com cabelos ruivos, seus olhos azuis e sua expressão que dizia:

"Me marca aqui e agora, pois isto que vc vive é o aqui e o agora... Saravá no amor de Odin!!"

A energia estava tão forte que deu uma zicadinha básica na gravação do vídeo, mas tudo bem... dá pra ver e sentir como este lugar é fora de série!


domingo, 30 de setembro de 2012

Islândia - Jökulsárlón

Primeiro lugar que cheguei foi na Islândia...

Fabi resolveu me cutucar duas vezes, a primeira vez foi em Jökulsárlón, uma lagoa glacial aos pés da Geleira de Vatnajökull. Fica no Sul da ilha e a viagem até lá foi incrível. Basicamente 7 horas para ir de 7 para voltar. As estradas são bem diferentes, tem pontes de um carro apenas, vc tem que esperar o carro passar para depois entrar na ponte e seguir, é bizarro.

O terreno mudava de tempos em tempos, de gramado verde mudava para cor de terra, depois bolhas verde musgo paralizadas.... mais pra frente tudo preto, depois rochas empilhadas como se fosse feito à mão!! Sem contar as montanhas GIGANTES que dão e impressão que vão te engolir e as incontáveis cascatas d'água que fazem da viagem um verdadeiro sonho.

Chegando lá, tivemos um choque, o lugar é lindo o vídeo não saiu perfeito porque o tempo estava ruim e tivemos trabalho, mas está aí o vídeo da marcação da Fabi, número 1, Jökulsárlón!!