terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Rússia - São Petersburgo

Agora é momento "oriente", "ex União Soviética", "Mãe Rússia"...

Tá, senta lá Cláudia!!!!

Pensei eu que estaria entrando num país absurdamente incrível, só que não.

Primeira coisa que me aconteceu, o aviso para guardar minha pulserinha com as cores do Arco-Íris e muita, mas muita discrição, já que expor qualquer forma de homoafetividade pode resultar em altas multas ou até mesmo a cadeia.

Chegando no aeroporto, consegui pegar as malas e chegou a hora da imigração. Me senti realmente na União Soviética, uma mulher com cap e uniforme do exército olhou pra mim e falou "PASPORT" e eu mostrei o passaporte e o papelzinho da imigração entregue no avião, ficou olhando e de repente eu escuto na outra cabininha, uma outra mulher LOUCA IMBECIL gritando: "KAVA!! KAAAVAAA!!!!!!" e o pobre coitado, brasileiro também que não tinha a mínima idéia do que estava acontecendo, a milica louca queria que ele tirasse a capa do passaporte. Mas deu tudo ok, saí da imigração como se eu estivesse saindo de um interrogatório comunista.

Mas ok, deixando esses pormenores de lado estava na Rússia!! Ai que legal, um país cheio de história, na cidade de Catarina a Grande!! EBAAAA!!

Peguei o taxi para o hotel, e o motorista era um Cigano do Azerbaijão e falou da cidade de Baku, uma cidade de primeiro mundo onde todos são riquíssimos, que tem muito petróleo (ahãn, quem sou eu pra discordar?! Mas não acreditei, afinal, o que ele estava fazendo na Rússia então?) e falava e falava, tudo em Russo e eu não entendia quase nada, e eu falando do Brasil, São Paulo... nananana... um amigão... só que não!!

Chegando no hotel: 4000 rublos, num taximetro "made in china"... 4000 rublos dá uns 100 euros. E eu chamava a polícia? Mas a polícia pode pegar meu passaporte, e mandar eu comprar eletrodomésticos na loja pra devolver depois. Já que eu ouvi que isso acontece!! E eu ia me meter a besta com um Azerbaijano que nunca vi na vida, grandalhão com olho de vidro???

Bem Vindo a Rússia!!

Chegando no hotel, cade elevador? Não tinha... mas beleza, eu estava na Rússia!! :D AI QUE LEGAAAAL, um país que foi um império incrível, com czares que mandava destruir vilarejos judaicos... eehm... bom, não era tão bom assim né, mas ainda assim, era a Rússia! A Mãe Rússia!

Saindo pra passear pelas ruas de São Petersburgo, abordei uma russa toda fofa e perguntei em ingles, onde... e ela me interrompeu dizendo:

"К сожалению, я не изучал английский язык в школе, как в детстве вы знаете, моя мать сказала, что английский язык был языком ада ..." Então eu decidi usar meus 10% de russo que aprendi de curioso carente... e até que ajudou bastante, eu perguntava em russo onde tem um restaurante armênio? E a resposta pode ocupar cinco linhas desse blog então nem vou falar, considere algo parecido acima...

Não se fala Inglês em São Petersburgo... nem mesmo no museu Hermitage que é uma rede de museus internacionais, ninguém fala ingles, nin-guem! Até chegar a hora de querer ir pro banheiro e foi uma catástrofe tragicômica, eu ria e a mulher que era uma FOFA também ria muito, porque ela era paciente e se esforçou pra me ajudar, mas demorou mais de 20 minutos pra eu entender onde ficava o TUALET.

Eu comecei a rezar, até "rezei" na Catedral do Sangue Derramado (drama), catedral da Ortodoxia Russa, uma religão linda esteticamente e musicalmente (mas meio burra). Muito agradável, menos o fato de que não há bancos, não se senta, pelo menos na catedral não se senta!! Velhos e novos em pé, as vezes se ajoelhavam e levantavam... os padres entravam e saíam de uma sala fechada, e o coral era absurdamente LINDO! LINDO PRA KCT!

A cidade tem um ar parisiense, mais limpa que São Paulo, a cidade é grande e cheguei a passar num parque com canais, São Petersburgo tem seu charme. Tudo parece que foi feito para ser lindo, e muitos canais pela cidade.

Eu como bom descendente de judeus, passei o Ano Novo judaico (Rosh HaShannah) na Sinagoga do Coral Judaico de São Petersburgo, e eu CONSEGUI ME COMUNICAAAAR!!! Lá eles falam Hebraico e Inglês, EEBAAAAA!!! COMO É BOM FALAR E SER ENTENDIDO!!! EU AMO MINHA VIDA!

Uma família de Liverpool me convidou pra jantar no apartamento deles! Foi um momento incrível, foi lindo, conversamos... me senti em casa, 100% em casa!! Ouvi o Shofar e lavei minha alma!

Mas tem algo que eu gostei em São Petersburgo além da beleza da cidade, de poder visualizar, sentir e vivenciar um povo com um conflito de gerações absurdo. Pessoas com mais de 50 anos com um olhar completamente diferente dos jovens de 20 e poucos anos... Roqueiros, modernosos, cheios de marcas, Armani, Dior, Dolce & Gabana... enquanto as senhoras com dentes de ouro espalhados na boca, lenços nos cabelos, saiões e olhares perdidos.

Muitos militares caminhando pelas ruas, um certo ar de União Soviética ainda perdura pela cidade.

Num determinado momento, eu me interagi mais com esse povo mais jovem ouvindo um som muito, muito gostoso, uma banda de rua tocando uma música incrível e veio uma Hippie meio doida com um certo sotaque russo falando nhénhénhénhé, etanhêvazmojna, výnheponimaiesh?? Eu olho para os lados e não vejo ninguém e ela continuava, "ETA FABIPREM, NIEZNAIESH??? NHENHENHE"

Eu falei pra Fabi: "Muié, vásekatá, vai fazer a Russa agora é? Fala comigo em língua entendível!" e a Fabi: "marcaê logo e calaboca, quero ouvir o som!" ... pois é, ela encarnou a soviética!

Agora sem zoar os Russos, realmente ou é 8 ou 80, não tem meio termo. São pessoas muito bonitas, e muito chiques!! Pelo menos naquela região da Nevsky Prospiekt (Avenida Nevsky), todos tentaram o melhor para se comunicarem, são fofos!! Boa gente... mas um pouco estranhas.

Mas é um dos piores governos que existem, esconder a sexualidade para não pegar cadeia é no mínimo assustador.

Agora é a hora da Fabi hippie-chic soviética arrazar!! :) DO SVIDANIA!










Nenhum comentário:

Postar um comentário