quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Dinamarca - Copenhagen

Depois de tantas coisas incríveis na terra mágica da Groenlândia, voltei pra Islândia e fiquei lá por mais uns dias, outra terra mágica absurdamente fora de série, fui para um outro lugar. E como teve parada em Copenhagen deu pra dar uma voltinha por algumas horas.

Já no aeroporto percebi que estava no paraíso... quem me conhece me entende!!

Foi a primeira cidade cosmopolita da viagem, vi trânsito, prédios pixados, gente andando com rapidez, poluição hahah. Mas nada comparado com São Paulo que é dez vezes mais "potente" hehe.

Desci do metrô, qua saía direto do aeroporto, no centro da cidade. A sensação foi como descrevi, uma cidade muito movimentada mas européia, os prédios são antigos, arquitetura meio escandinava - meio alemã.

A Dinamarca é um país escandinavo mas é o mais "continental" deles, faz fronteira com a Alemanha e tem castelos mais pomposos e grandes, como no resto da Europa.

O clima estava levemente frio e chovia, estava nublado, mas não tive medo não!! Caminhei por umas ruazinhas de pedras, bem antiguinhas. Depois de caminhar bastante, eu me deparei com uma praça e uma catedral, em forma de cúpula. Entrei e me senti bem lá dentro, tinha um órgão antigo, algumas pessoas rezando e era bem silencioso.

Saindo de lá, fui reparando que algumas pessoas não respeitavam a placa de "proibido estacionar"... mas para bicicletas. No muro do prédio, onde não se podia estacionar, havia uma montanha de bicicletas! As pessoas são conscientes do uso da magrela, e o mesmo número de carros que eu via, o mesmo para bicicletas, ciclistas de terno e gravatas, com cadeirinha de bebê, com cestas bem grandes para compras, rippies ciclistas... todos os tipos!

Visitei a antiga area portuaria com casinhas tombadas pelo patrimônio histórico da UNESCO, e aos poucos sentia a Fabi Lurileehyyyy de trancinhas e roupas floridas dizendo: "amiguinho, é por aqui"...

No caminho misterioso senti fome e fui num restaurante típico da Dinamarca, comi um prato caro (10 Euros) mas tinha duas torradinhas, uma carininha de carneiro (piquininiiiiiinho) e umas verdurinhas. Podia por mostarda e tudo e talz, e pra piorar vc não escolhe a carne, eles decidem entre carneiro, peixe ou carne de vaca e NAO RECLAMA se não a cara azeda NHEEEEHNNNN NAO GOSTEI DE VC aparece! Hmmmpf... (era de se esperar vah). Me enchi os pacová e fui num restaurante italiano, comi bem, paguei pouco e pronto!! BAAH...

Chovia pingos de hobbits alegres e tudo estava enxarcado, afe... uóh! Então a Fabi disse: "vc só pensa em comeeeeer, vai... levanta aí, paga e vamos!!"

Do nada, lembrei de um vídeo sobre uma torre que foi um antigo observatório astronômico, uma torre que não tem escadas. Soube dessa torre quando fui para o Planetário em 2000 e ... acho que foi em 2008 será?!...

E sem saber o caminho, mas guiado pelo espírito polilocalizado de Fabi Lurileehyyy de trancinhas chispita loira me deparei com a própria TORRE! :D

25 Krone (dá uns 10 Euros?! não sei, não lembro) pra subir... e tava VAZIOOOO, uhuuulll...

Dentro dela você vai mudando a dimensão e foi aí que as coisas aconteceram.

No primeiro andar eu notei que tinha uma catedral anexada à torre, com uma porta de vidro, ao por o ouvido na porta escutei a Toccata e Fuga em Ré Menor de Bach, que eu sempre gostei de tocar no piano. Isso mexeu muito comigo porque esse som, de órgão e essa música, me elevam!

Rodopiando mais um pouco, no segundo andar, descobri que a torre era mesmo uma torre de astronomia e que Galileu Galilei usou esta torre. Instrumentos antigos, livros de astronomia de mais de 300 anos e no fundo desde pequeno museu, instrumentos grande de observação de uma época que eu não sei até hoje rs.

Continuando mais alto, ufa já estava meio estafadinho, encontrei a lojinha de souvenirs e também um museu de arte moderna. Quadros modernos, design escandinavo... a parede era branca, as janelas modernizadas, um ambiente totalmente fora daquele em que eu estava. Me senti feliz!!

E enquanto isso, a energia da Fabi me fez uma surpresinha... subi até o final da torre, e tinha uma portinha. Entrei nessa portinha e uma escadinha em caracol, pouquíssima luz tinha, saí numa salinha muito pequena e tinha uma porta aberta...

Quando saí pela porta... além do tempo super aberto (surpresa) vejam só o que eu visualizei!!!

Ai ai, essa Fabi é muito espertinha!!!!!



quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Groenlândia - Qassiarsuk

Alguns dias na Islândia e já sinto saudade desde o primeiro dia que deixei a ilha.

Mas enfim, estou numa tal de "Terra Verde" e que de fato, pelo menos na área que fiquei, era sim... verdinha da silva.

Um pouco da língua dos nativos (só pra saber a nhaka que é...):
Ajoqutip suussusianik aalajangiineq = diagnóstico.
Allakkanut nakkartitsisarfik = caixa de correio.
Aalajangeqqitassanngortitsineq = amável.
Aalisagaqartitsiuaannarnissaq = preservacao de peixe.
Eqqaasitsissuteqarnerup ullua = lembrete
Eqqarsaatigilluagaanngitsoq = irracional
Eqqarsartaatsikkut peqqissuutitsiniarluni napparsimanaveersaartitsineq = saude mental.
Erinarsornermi uteqattaartagaq = refrão
Erniat naatsorneqarneqarnerinut ulluliineq = valor
Erniinnannguaqerngiinnannguaq = "já já" ou "logo aí".

A língua não teve muitas alterações, já que o Dinamarquês também é língua oficial e todos aprendem nas escolas, então algumas coisas não tem nome específico... açúcar é algo como "aquilo que se parece areia" ou baía, "aquilo que se parece lago", por isso esses palavrões que até eu não consigo falar!!

Enfim... Pousei num aeroporto menor que o meu quarteirão, num assentamento/cidade que se chama Narsarsuaq. O dia estava nubladão, chuva leve e estava friozinho (esperava mais frio...), conheci o local que fiquei hospedado, saindo do aeroporto 2km a esquerda...

O pessoal do Blue Ice, uma pousada que presta serviços de guia e passeios pela região, me levou até o hostel de carro. Porém todos os 4 dias que lá fiquei tive que fazer tudo a pé. Quando alguém do Blue Ice me via, ofereciam carona.

Sim, o café da manhã era no restaurante do hotel, que ficava no outro lado da micro-cidade... uns 4,5Km a pé. Era uma boa caminhada diária, era legal e me senti num acampamento de férias.

O povo é muito legal, são pessoas extremamente carinhosas, bondosas, pacientes, atenciosas e amigas. Bastava um olá e vinha um sorrisão incrível, são todos meio gordinhos e fofos, com pele levemente escura e olhos puxadinhos. Uma aparência oriental mas com pele mais escura, são os Inuits, habitantes nativos da Groenlândia. Nunca mais vou esquecer esse pessoal...

Depois de ver praias com pequenos icebergs, ter feito uma caminhada pela Blomsterdal (vale das flores) até a Geleira de Narsarsuaq, uns 16Km com subida de monte (300m ida e 300m volta) - e ter quase cuspido o coração fora e invertido o pulmão de estafa - e outras coisas como conhecer o mercadinho, ver o pula-pula (diversão MASTER BLASTER MEGA UPPPERRR!!! da criançada), entre outras coisinhas como uma Aurora Boreal com 2 (duuuuas) estrelas cadentes na mesma noite, pois é foi em Narsarsuaq que o céu TREMEU, mas foi na vila de Qassiarsuk que o CHÃO tremeu.

Esta vila nada mais é do que o primeiro assentamento dos Vikkings na Groenlândia. Erik o Vermelho, pai de Leif Erikson, foi o primeiro a chegar nessas terras e lá se instalou. As homenagens são dedicadas aos dois, porém a maior estátua é do Leif Erikson, afinal foi ele que se converteu ao cristianismo (e não o seu pai, que foi o verdadeiro cabra maaacho)... mas não desmerecendo nenhum dos dois, são pai e filho enfim...

Aquela terra expira vibrações fortíssimas de energia, a Groenlândia é a terra mais antiga do mundo, suas rochas conservam bilhões de anos e guarda uma incontável gama de experiências.

Conheci em Qassiarsuk a pequena igrejinha, uma ruína vikking e a casa do Erik o Vermelho, como é uma casa feita de terra batida e o telhado de turfa, posso dizer que é a mesma, não mudou nada, foi apenas conservada. Também vi gravações rúnicas muito especiais.

E é óbvio, como essa Fabi não me deixa dormir, fica cantando a música do elefantinho toda hora, ela apareceu bem no pé da maior estátua do Leif Eriksson, cara bonitão... e lá fiz a marcação da mais fofa de todas as loiras/ruivas do mundo!

Olha só no que deu!!!